Navit é um navegador gratuito cuja base cartográfica utilizada vem do OSM, OpenStreetMap.
Os mapas do OSM são atualizados diariamente e possuem grande quantidade de feições de interesse como pontos de ônibus, escolas, hospitais, clínicas, postos de combustível, teatros, universidades, etc.
Qualquer pessoa com um pouco de vontade consegue editar o os mapas no OSM, basta criar uma conta no respectivo site e começar a mapear.
Para o mapeamento pode-se utilizar trilhas GPS gravadas com o celular no formato .gpx e upá-la ao site para então, criar as vias ou feições mapeadas.
O Navit está disponível para praticamente todas as plataformas, assim que é instalado é necessário baixar os dados do mapa da região de interesse, acessando os menus do software.
Também é possível baixar a última versão do mapas fazendo o download no formato .osm do site:
http://download.geofabrik.de/south-america.html
Mas para funcionar no Navit é necessário converter o arquivo .osm para .bin com o maptool:
# cat entrada.osm | maptool saida.bin
Convertido o arquivo, basta copiar o respectivo para a pasta do software no celular.
Configurando o Navit
Para o Navit seguir o a seta no mapa, entre em Definições --> Regras e remova a opção: Para o Norte e deixe selecionado o Bloqueio na estrada.
Ainda em Definições, entrar em Mostrar e selecionar 3D
Para localizar um ponto no mapa, pode ser mais fácil se remover a seleção do item Para o Norte, lá em Definições --> Regras. Após encontrar o ponto aproximado, pode segurar na tela e marcar rota para o ponto e então retirar a marcação para o Norte e começar a navegar.
O que ainda falta para o Navit ficar bacana são os números das edificações que estão sendo postas aos poucos. Para aproximar ao ponto de destino, ir em Ações --> Cidade --> Ruas e então clicar em Definir como destino.
Os itens não são nada intuitivos, a primeira vista se tem a impressão de que os itens estão selecionados por causa do icone verde, mas são botões ....
O nome Cidade também não é nada intuitivo, muito palha, diga-se de passagem.
quinta-feira, 30 de janeiro de 2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário